Campanha de vacinação contra HPV é prorrogada para adolescentes na Paraíba
23/12/2025
(Foto: Reprodução) Campanha de vacinação contra HPV é prorrogada para adolescentes na Paraíba
Getty Images
A campanha de vacinação o contra Papilomavírus Humano (HPV) foi prorrogada pela Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES), após diretrizes do Ministério da Saúde. A partir de agora, a campanha vai ser estendida até o primeiro semestre de 2026.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
De acordo com a SES, o público-alvo para a vacinação são adolescentes entre 15 e 19 anos, sendo a prorrogação uma forma de ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Os dados de 2025 apontam que 6.661 doses foram aplicadas, mas a estimativa total é uma cobertura de 126.044 adolescentes vacinados.
Como forma de atingir o público que não se vacinou, o Núcleo Estadual de Imunizações informou que vai ter ações específicas nas escolas e universidades, onde o público-alvo costuma frequentar. A chefe do núcleo, Márcia Mayara Fernandes, disse que é imprescindível a proteção contra esse vírus.
"A vacina contra o HPV é a medida mais eficaz de prevenção contra as complicações causadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, pênis, ânus, vulva, boca e orofaringe. Com a prorrogação dessa estratégia de resgate de não vacinados, os adolescentes de 15 a 19 anos terão mais uma oportunidade de se vacinar e ficar protegidos”, ressaltou.
No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, até dezembro foram aplicadas 208.789 doses da vacina contra o HPV na faixa etária em questão. Dessas doses, 90.994 foram aplicadas em pessoas do sexo feminino e 117.795 doses em indivíduos do sexo masculino.
Essa faixa etária entre 15 e 19 anos representa uma última chance de garantir proteção antes da vida adulta, quando os riscos de exposição aumentam significativamente para o vírus, que pode causar câncer.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba