‘Custo da habilitação era muito alto’, diz paraibana que se tornou a primeira brasileira a tirar CNH pelo novo modelo
19/12/2025
(Foto: Reprodução) Andreza Lima dos Santos emitiu a CNH pelo novo modelo na Paraíba
Divulgação/Detran-PB
Andreza Lima dos Santos se tornou a primeira brasileira a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo novo modelo. A paraibana, de 27 anos, emitiu o documento em João Pessoa na terça-feira (16) e afirmou que não havia tentado tirar habilitação antes por causa do alto custo do processo.
“O custo da habilitação era muito alto, e o tempo também pesava. Para quem trabalha, ficava muito complicado", disse Andreza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Mãe de dois filhos, Andreza migrou do interior do estado para a capital em busca de melhores oportunidades de trabalho. O desejo de tirar a CNH foi dificultado pela burocracia, pelo alto custo e pela falta de tempo para cumprir as etapas do modelo tradicional.
A paraibana conta que fez as duas primeiras etapas do novo modelo em casa, pelo celular. Depois, com o certificado digital emitido, entrou em contato com o Detran-PB para realizar a prova prática e foi aprovada de primeira. "Com o novo processo, muita coisa foi adiantada pelo aplicativo. Para quem não tem condições, esse modelo vai ser o ideal. É um marco na história", afirmou.
Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e de graça
Após a assinatura da medida provisória que autorizou a obtenção da CNH sem autoescola e o lançamento do aplicativo CNH do Brasil, que conta com aulas teóricas gratuitas para os futuros novos condutores, 14.353 paraibanos entraram com o pedido para emissão da Carteira Nacional de Habilitação.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve no Detran da Paraíba na terça-feira (16) para acompanhar a implantação dos novos procedimentos para tirar a CNH sem autoescola.
Novas regras para a CNH
A medida provisória criou a CNH do Brasil, com novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa visa modernizar e baratear o processo de obtenção da carteira de motorista.
A expectativa do Ministério dos Transportes é de que o novo modelo reduza em até 80% o custo para tirar o documento, além de diminuir os entraves e a demora no processo de renovação da carteira.
Veja as principais mudanças:
Aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;
O conteúdo teórico estará disponível no aplicativo do governo, de graça, e não será mais exigida carga horária mínima;
O aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;
As aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola);
As provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;
Quem reprovar na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;
Não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação, que hoje é de um ano;
A CNH poderá ser renovada automaticamente e de graça, caso o condutor não cometa infrações nos últimos 12 meses e esteja no Registro Nacional Positivo de Condutores.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba